Sobre a Iniciativa

A 2ª Fase chegou ao fim!

Depois do sucesso da 1ª fase (recolha de dados relativos à saúde mental nas Universidades), concluiu-se a 2ªfase: análise às 2133 respostas obtidas. Assim, apresentamos o Relatório resumo do Estudo Colaborativo entre a RYSE e a ANEP, que podes consultar aqui.

A RYSE agradece a contribuição de todos, naquele que foi o maior estudo  a nível nacional, neste tema!

Porquê?

Há diversos indícios alarmantes no apoio psicológico prestado aos estudantes nas faculdades. Existem cada vez mais pedidos de ajuda por partes de estudantes, mas continuam existir faculdades sem serviços de apoio psicológico e com falta de psicólogos. 


A Ordem dos Psicólogos aconselha 1 psicólogo para cada 500 alunos, mas em 2020 o número de psicólogos para estudantes de ensino superior a nível nacional era de cerca de 100 psicólogos para 411.995 mil estudantes [1].

O que é que estamos fazer?

Para responder à problemática do Burnout no ensino superior, a RYSE criou a iniciativa “Este ano NÃO!” que promove, não só o desenvolvimento de um estudo sobre a incidência nos estudantes universitários, como também a sensibilização para o tema.

Em conjunto com a ANEP, criámos um questionário pretende averiguar o estado da saúde mental dos jovens estudantes a nível nacional e das mais diversas áreas de estudo. Estamos a fazer uma análise extensiva do problema e a relacionar com parâmetros que podem influenciar a saúde mental.

Acompanhados da melhor forma!

Não somos especialistas no tema da saúde mental, por isso não fazia sentido abordar esta temática sem ter do nosso lado alguém que nos apoiasse cientificamente. Nesse sentido, aliámo-nos à Associação Nacional de Estudantes de Psicologia (ANEP), que nos apoiaram no desenvolvimento de um estudo em torno do Burnout no ensino superior. 


Fica a nota de agradecimento para as Associações Académicas, Associações de Estudantes e Núcleos que nos ajudam na divulgação da nossa iniciativa dentro da sua comunidade estudante. Um especial agradecimento à Associação Académica da Universidade de Aveiro, (AAUAv), que nos ajudou a concretizar esta iniciativa.  

Com o apoio de:

Entra em contacto connosco!

Caso te tenha surgido alguma dúvida, opinião ou simplesmente queiras partilhar algo connosco, estamos sempre disponíveis!

Entra em contacto através do email: esteanonao@ryse.pt