Juntámos equipas compostas por quatro elementos jovens, de diferentes zonas do país, onde o objetivo foi desenvolver uma ideia que contribua para o alcance de um ODS.
Cada equipa foi associada a um ODS, e, ao longo de dois meses, planearam, desenvolveram e testaram o seu conceito de como melhorar o mundo.
Ao participar no RYSEing Ideas, os jovens tiveram acesso a múltiplas formações, assim como a oportunidade de conversar com pessoas que se dedicam a estas temáticas a tempo inteiro e que têm a capacidade de mudar o panorama português e mundial. Foi a oportunidade para se inspirarem e desenvolverem as suas capacidades de gestão de projetos, interpessoais e de sentido crítico.
Participantes
Quisemos que esta fosse uma oportunidade para que criassem ligações que normalmente não existiriam. Neste sentido, a prioridade na criação das equipas foi que fossem o mais diversas possível, tanto na área de estudo como na sua zona de alojamento, em Portugal. Para além disso, de uma coisa temos a certeza: todos os participantes foram jovens com vontade de fazer a diferença.
Foi a situação ideal para conhecerem pessoas que partilhassem dos mesmos valores, e que tivessem experiências pessoais diferentes entre si.
Este era o seu clã!
Mentores
A cada equipa foi atribuído um mentor. Este era um membro da direção da RYSE que os guiou quando estiveram perdidos. O nosso papel foi dar-lhes as ferramentas necessárias, acompanhá-las, percebê-las e ajudá-las com as suas dificuldades ao longo do percurso, assim como nos certificar de que as equipas chegaram todas ao seu potencial máximo.
Este era o seu porto de abrigo!
Madrinhas e Padrinhos
Cada equipa teve também uma madrinha ou um padrinho. Uma pessoa influente, relacionada com o ODS atribuído a cada equipa e que estava pronta para ouvir as suas ideias, tirar todas as dúvidas e acima de tudo dar-lhes aquelas críticas construtivas (que tantas vezes são necessárias)!
Este era o seu conselheire!